A Lona

 



  A Cia. Lona de Retalhos nasceu em 2006 da parceria entre duas atrizes que trabalhavam há seis anos como clown num projeto de humanização hospitalar em São Paulo: Carina Prestupa e Thaís Póvoa.
   A idéia de realizar um espetáculo inspirado em “Esperando Godot” de Samuel Beckett trazia a possibilidade de pesquisar a linguagem do clown no palco, um interesse comum, já que o treinamento realizado até aquele momento era baseado no jogo para a performance e improvisação. O diretor Marcelo Gianini foi então trazido para compartilhar desse projeto.
  Nosso processo de criação era baseado em improvisações. Não houve um texto ou encenação propostos antes. Houve a condução de uma pesquisa prática que buscava alguns caminhos nos quais acreditávamos cenicamente dentro desta fascinante linguagem.
   Em 2006, a estréia. Nesses quatro anos temos um histórico de apresentações no ABC, outras cidades e São Paulo, com temporada em agosto de 2008 no Clã Estúdio das Artes Cômicas e temporada no Centro Cultural São Paulo em março e abril de 2009.
     Em maio de 2009 a Cia Lona de Retalhos em parceria com a Cia. Estrela D´Alva de Teatro estreiou o novo espetáculo “A Incrível Batalha pelo Tesouro de Laduê” e ficou em cartaz por dois meses no Teatro Sérgio Cardoso.
   “Esperando Gordô” também realizou temporada no Teatro Alfredo Mesquita, pela Secretaria de Cultura de São Paulo, em julho e agosto de 2009, além de participar de festivais nacionais em diversos estados do Brasil.
    Reestreou em março de 2010 no SESC Vila Mariana e está realizando nova temporada no SESC Santo André nos meses de junho e julho, além de outras apresentações. O espetáculo recebeu prêmio de melhor trilha sonora no PRÊMIO FEMSA de Teatro Infantil e Jovem de 2009 e foi indicado em outras cinco categorias, incluindo a de melhor espetáculo infantil.
   
   E tem novidade a caminho...